Uma estudante de 15 anos, querida por muitas pessoas na região, acabou por tirar a sua própria vida na BR 277 no bairro Uberaba.
Ao contrario do que vários veículos de imprensa divulgaram, não foi um simples atropelamento, e sim um suicídio. A garota sofria com depressão e acabou se jogando na frente de um caminhão na BR 277, No bairro Uberaba.
Segundo moradores do nosso grupo no whatsapp, a menina não teria sido atropelada por uma viatura também. A viatura apenas passava pelo local para atender uma outra ocorrência, quando viu o corpo da menina, na tentativa de desviar, acabou capotando.
Segundo informações recebidas por quem convivia com a garota, ela costumava se cortar, pratica comum de quem sofre com isso para tentar aliviar os seus sentimentos, alem da depressão, ela tinha alguns problemas familiares, e nesse dia, ela teria se desentendido com o namorado e ficado mal por isso, mas isso não foi confirmado.
Em postagens no Facebook, uma amiga lamentou a morte da menina:
AiAi minha menina pq vc fez isso vc era uma grande amiga uma pessoa maravilhosa vai fazer falta vai e mt minha amiga desculpa por nao ter te respondido na hora que vc me pediu ajuda 😭😭eu tenho sim outros falam que nao mais eu tenho um pouco de culpa mais vc nao esta mais aqui para me perdoa mais eu sinto mt mt mesmo😭 mais quero que saiba que vc era mt especial pra mim vai fazer mt falta nss vc nao sabe como a gente nem se fala mt pq vc nao ia mt pra escola mais quando ia vc com esse sorriso lindo que vc tinha me fazia mt feliz mais mt so quero que saiba que vou sentir mt saudade mais mt nossa vc nao tem ideia meu amor #luto Vai em #paz 😢😞 Aninha Pereira
reprodução/facebook
em outra postagem outra amiga desabafou:
Seus filha da puta vcs mataram minha melhor amiga!!!! Ela pode ter se jogado na frente de um caminhão mais ela já estava completamente morta por dentro eu odeio vcs!!! Ela se cortava por causa de vcs, por tudo que vcs fizeram ela passar espero que vcs morram e vao direto pro inferno na vdd nem lá eu sei se vcs são dignos eu odeio vcs com TDS as minhas forças vcs mataram a minha irmã!!!! Me desculpa amiga por não ter ido sexta aí te ver não deu eu qria tanto o seu abraço, tanto o seu conselho!!!! Quem vai me mandar mensagem fofocando pra quem eu vou contar a minha dor, melhor eu qro que vc saiba que eu te amo mto vai ser mto difícil pra mim!!!
Reprodução/facebook
Lamentamos a morte da menina e desejamos que deus conforte o coração da família e amigos
Como ajudar e prevenir o suicídio
Quando se suspeita que alguém pode estar com pensamentos suicidas, o mais importante é demostrar amor e empatia por essa pessoa, tentando entender o que está acontecendo e quais os sentimentos associados. Por isso, não se deve ter medo de perguntar para a pessoa se ela está se sentindo triste, deprimida e, até se está pensando em suicídio.
Depois, deve-se procurar ajuda de um profissional qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra, para tentar mostrar à pessoa que existem outras soluções para o seu problema, que não o suicídio. Uma boa opção é ligar para o Centro de Valorização da Vida, ligando para o número 188, que se encontra disponível 24 horas por dia.
As tentativas de suicídio são, na maioria das vezes, impulsivas e, por isso, para prevenir uma tentativa de suicídio também se deve retirar todo o material que possa ser utilizado para se suicidar, como armas, comprimidos ou facas, dos locais onde essa pessoa passa mais tempo. Isto evita comportamentos de impulsividade, fazendo com que se tenha mais tempo para pensar numa solução menos agressiva para os problemas.
5 sinais que indicam comportamento suicida
1. Mostrar tristeza excessiva e isolamento
Estar frequentemente triste e sem vontade para participar em atividades com os amigos ou fazer o que se fazia antigamente são alguns sintomas de depressão, que, quando não tratada, é uma das principais causas do suicídio.
Normalmente, a pessoa não consegue identificar que está com depressão e acha apenas que não está sendo capaz de lidar com as outras pessoas ou com o trabalho, o que, ao longo do tempo, acaba deixando a pessoa desanimada e sem vontade para viver.
2. Alterar o comportamento ou vestir roupa diferente
Uma pessoa com ideias suicidas pode comportar-se de forma diferente do habitual, falando de outra forma, deixando de conseguir entender o humor de uma conversa ou, até, participando em atividades de risco, como utilizar drogas, ter contato íntimo desprotegido ou dirigir a grande velocidade.
Além disso, como na maioria das vezes já não existe interesse pela vida, é comum que se deixe de dar atenção para a forma como se veste ou se cuida, utilizando roupa velha, suja ou deixando crescer o cabelo e a barba.
3. Tratar de assuntos pendentes
Quando alguém está pensando cometer suicídio é comum começar a fazer várias tarefas para tentar organizar sua vida e terminar assuntos pendentes, como faria se fosse viajar por muito tempo ou viver para outro país. Alguns exemplos são visitar familiares que já não vê há muito tempo, pagar pequenas dívidas ou oferecer vários objetos pessoais, por exemplo.
Em muitos casos, também é possível que a pessoa gaste muito tempo escrevendo, o que pode ser um testamento ou até uma carta de despedida. Por vezes, estas cartas podem ser descobertas antes da tentativa de suicídio, ajudando a evitar que aconteça.
4. Demonstrar calma repentina
Demonstrar um comportamento calmo e despreocupado depois de um período de grande tristeza, depressão ou ansiedade, pode ser um sinal de que a pessoa está pensando no suicídio. Isso acontece porque a pessoa pensa ter encontrado a solução para o seu problema, deixando de se sentir tão preocupada.
Muitas vezes, estes períodos de calma pode ser interpretados pelos familiares como a fase de recuperação da depressão e, por isso, podem ser difíceis de identificar, devendo ser sempre avaliados por um psicólogo, para garantir que não existem ideias suicidas.
5. Fazer ameaças de suicídio
A maior parte das pessoas que estão pensando em suicídio irão informar um amigo ou familiar das suas intenções. Embora esse comportamento, muitas vezes, seja visto como uma forma de chamar a atenção, nunca deve ser ignorado, especialmente se a pessoa está vivendo uma fase de depressão ou de grandes alterações na sua vida.
Saiba desconfiar se pessoa sofre de depressão
1. Perda de energia e cansaço constante
A perda de energia e o desinteresse por atividades que antes eram interessantes e que davam prazer podem indicar depressão. Além disso, a falta de motivação para cozinhar, trabalhar ou conviver com os amigos também estão presentes devido ao cansaço constante.
2. Sensação de tristeza profunda
A sensação de tristeza profunda exagerada para a situação manifesta-se através de um rosto triste, olhos caídos, sem brilho e tronco curvado. É frequente ter crises de choro, prevalecendo pessimismo, sentimentos de culpa e baixa autoestima.
Além disso, devido à baixa autoestima, é normal ter sentimento de inutilidade e, por isso, isolar-se dos amigos e família e, em casos mais graves, quando se perde a esperança é normal pensar no suicídio.
3. Irritabilidade ou lentidão
Devido à tristeza profunda é comum manifestar irritabilidade, ataques de raiva e ansiedade, causando sintomas como tremores, gritos e suores de forma exagerada. No entanto, em alguns momentos devido ao cansaço frequente e tristeza pode-se apresentar lentificação que afeta o pesamento e a fala.
Além disso, pode surgir dificuldade de concentração e perdas de memória, com momentos de enorme desconcentração que afeta o trabalho e a escola.
4. Dores no corpo
A depressão pode causar dor de cabeça, devido às noites mal dormidas e às alterações do humor. Além disso, pode ocorrer sensação de aperto no peito e peso nas pernas.
Também é frequente queda de cabelo, unhas fracas, pernas inchadas e dor nas costas e estômago, além de vômitos e tremores, que por vezes são efeitos colaterais dos remédios para tratar a depressão.
5. Problemas de sono e alterações de peso
É normal apresentar insônia, principalmente acordando de madrugada e não voltando a adormecer, acordando com muito cansaço e mal-estar.
Além disso, outro sintoma físico de depressão é a perda de mais de 5% do peso corporal sem razão aparente. Em alguns casos, pode ocorrer aumento de peso, manifestando especial desejo para comer doces.
Lembramos que é sempre recomendado procurar um psicologo/psiquiatra para que o diagnostico seja confirmado
Comments