Se para a muitos o sábado é dia de descansar, para 338 estudantes de 21 escolas municipais da Regional Cajuru foi dia de testar seus conhecimentos com os números. Na manhã do último sábado (17/8), meninos e meninas se reuniram na Escola Municipal Michel Khury, no Uberaba, para a segunda etapa da 13ª Jornada de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. “Percebemos o envolvimento e incentivo de familiares e dos profissionais de cada uma das unidades para que esses estudantes estivessem nessa jornada, alegres e com esse sentimento de representarem suas escolas. E todo esse envolvimento nos traz muita felicidade e parabenizamos a todos”, destaca a matemática do Núcleo de Educação da Regional Cajuru, Carla Marcela Machado dos Passos.
A atividade aconteceu também em outras escolas das nove regionais da cidade mobilizando no total 2.522 mil estudantes de 182 escolas municipais.
Estratégias
A Jornada de Matemática é desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação para envolver, divulgar experiências, pesquisas e conhecer estratégicas dos estudantes sobre os conhecimentos, desafios e resolução de problemas matemáticos.
Desafios
Carla explica que a Jornada de Matemática tem o objetivo de possibilitar aos estudantes desenvolverem seus talentos com os números, ao serem incentivados a buscar estratégias próprias para a resolução de problemas matemáticos. As questões da Jornada são abertas, envolvendo diferentes tipos de raciocínio raciocínios, de acordo com a ano de escolarização em que os estudantes se encontram. Nas problematizações, os estudantes precisam registrar as estratégias que utilizaram para chegar ao resultado, justificando os caminhos utilizados por eles.
A Jornada é feita desde 2006, mas foi interrompida em 2016 e retomada pela gestão atual por ser uma forma de incentivo ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias nesta área. A participação das escolas é voluntária.
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