Uma ideia no minimo curiosa nos chamou a atenção essa semana. Detentos geram energia para postes de iluminação publica através de bicicletas fixadas no patio do presidio de Santa Rita do Sapucaí, em MG.
A ideia surgiu do Juiz José Henrique Mallman e pelo diretor do presídio, Gilson Rafael Silva: “Estamos com bons resultados, até porque o preso tem a vantagem da redução (da pena) e ao mesmo tempo ele ajuda a sociedade com geração de energia iluminando locais que antes eram ermos”, explicou Silva. “O resultado é uma melhora incomensurável na disciplina e no interesse dos presos em pedalar e ser útil para sociedade,” concluiu.
Os presos trabalham de 8h as 5h da tarde (em revezamento) e carregam uma bateria (de automóvel) por dia, que é o necessário para utilizar na via que fazem a iluminação
O juiz que agora faz parte da Vara da infância e da juventude implantou a ideia também em uma escola municipal Sérgio de Freitas Pacheco.
O projeto está ‘literalmente’ mexendo com os estudantes de uma escola municipal em Poços de Caldas (MG). Eles estão pedalando nas aulas de educação física para gerar energia e iluminar um ponto de ônibus próximo à Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco. A ideia é transformar o local em um ponto cultural no bairro Vila Togni.
Uma bicicleta instalada na escola se tornou mais uma opção de exercício nas aulas de educação física. O colégio não possui quadra e durante as aulas, os estudantes pedalam, não exatamente para queimar calorias, mas para produzir energia.
Na escuridão da madrugada, a luz que fica acesa no ponto dá mais segurança para quem pega o ônibus. “Ficou melhor, porque é perigoso quando está escuro”, disse uma usuária de ônibus, Fernanda Aparecida Ferreira, que aprovou a iniciativa, mas confessou não saber de onde ela vem. “Não sei como é gerada”.
Comments