top of page

Receba novidades do bairro Uberaba em primeira mão!

Escolha um canal

whatsapp-logo-1.png
telegram-logo.png
Brincando com o celular
Foto do escritorJeferson Salles

ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA – Por onde começar?


Priscila Salles é formada em Administração, Pós graduada em analise e planejamento financeiro e Pós em Educação Financeira.



Muitas vezes sabemos que precisamos organizar nossas finanças, mas não sabemos como, aqui estão 4 dicas para você saber por onde começar, quais são os primeiros passos para que você consiga ter maior controle sobre suas finanças, e alcance assim seus objetivos, seja sair das dívidas, ou comprar algo que queira muito, quem sabe fazer uma viagem.

Com educação financeira e planejamento, tudo é possível!

1. Coloque tudo no papel.


Comece anotando todos os seus gastos, mas quando eu falo todos, é todos mesmo…

Sabe aquele cafezinho no meio do expediente, aquele açaí do final de semana, aquele cineminha, ou o que gastou no Happy Hour? Tudo precisa ser anotado, até a água que comprou no sinaleiro precisa ser anotado, essa parte é burocrática e chatinha, mas vai te permitir ter uma visão melhor de para onde está indo seu dinheiro, afinal, se você comprar todos os dias um cafézinho de R$5,00, ao final de 20 dias já terá gastado R$100,00, estamos falando só do cafezinho!

E não pode esquecer de anotar também as contas fixas, com moradia, transporte, alimentação, lazer, financiamentos, prestações e qualquer outra despesa ou gasto que tenha.

2 – Seja realista com seu orçamento.



Agora que já anotou tudo, é hora de ser realista, a conta está batendo?

Avalie com calma seus gastos, saída por saída, muitas vezes fazendo essa análise, já conseguimos reduzir alguma coisa, veja se não está pagando algo que nem usa mais, por exemplo assinatura de streaming de música ou filme, talvez tenha mais de uma assinatura, e nem tem tempo para usar.

Outra coisa que algumas pessoas pagam e não usam: academia, inclusive tive uma amiga que já fez isso…rs (para não falar que sou eu, rs…) se você está pagando, e não está usando, precisa parar de pagar, ou voltar a usar, a escolha é sua.

Tarifa bancária, anuidade de cartão de crédito, também precisam ser avaliadas, pois os bancos possuem cestas de serviços básicos gratuitos, e muitos cartões não cobram mais anuidade, se você ainda paga essas duas contas, precisa urgente rever.

Talvez de para reduzir um pouco os gastos de final de semana, olhe se tem mais alguma despesa que pode ser reduzida ou cortada.

Se conseguir reduzir, nem que seja um pouquinho, parabéns!

É claro que é importante economizar, inclusive quanto mais melhor, rs…

Mas, mais importante do que o valor, é a constância, ou seja, vamos a um comparativo, rs…

Sabe aquelas dietas malucas que corta tudo!

Até dá para fazer por uns dias, mas pouquíssimas pessoas conseguem adotar como estilo de vida e realmente emagrecer, por quê? Porque é difícil! Simples assim, rs…

Então, vamos ser realistas, para que dificultar?

Vai com calma, corte pequenos gastos, diminui daqui, diminui dali, nada muito radical, assim conseguirá manter para a vida, veja que assim como na reeducação alimentar, a educação financeira, mais importante do que a quantidade, é a constância!

O que vale mesmo, é você aprender e usar o resto da vida.

3. Planeje suas finanças


Planejamento é tudo, agora que você já anotou tudo direitinho e já viu o que pode reduzir ou cortar, use uma planilha, um caderno, ou um aplicativo para controlar suas finanças, entradas e saídas de dinheiro todos os meses, com esse controle, você conseguirá ter clareza para tomar decisões financeiras, e ter controle do que está gastando, também conseguirá planejar seus objetivos.

E sabe aquele dinheiro que conseguiu economizar no tópico anterior, aqui você precisa decidir o que fazer com ele, meu conselho é:

Faça uma reserva de emergência, guarde esse dinheiro para um eventual imprevisto, não tem problema se for pouco, é melhor que nada, e se as coisas ficarem complicadas por algum motivo, você vai preferir ter esse “pouco” que foi guardado todo mês, e formou uma reserva na conta, do que não ter nada.

Mas, se você já é uma pessoa prevenida e já tem uma reserva de emergência guardada, pode planejar uma viagem, ou comprar algo que queira muito, ou quem sabe investir.

4. Mantenha a disciplina


Lembre-se que estamos falando de EDUCAÇÃO FINANCEIRA, algo que você precisa levar para sua vida, então você vai precisar ter o hábito de sempre cuidar das suas finanças, para manter seu bolso saudável, continue sendo realista com seus ganhos e gastos, a organização financeira é um hábito que só traz vantagens.

E aí, me conta, qual desses 4 tópicos você mais gostou?

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Conheça a nossa loja

Quer indicar uma matéria?

Envie uma mensagem no WhatsApp

41 9 9765-2248 ou 

Loja do Bairro Uberaba

bottom of page