Você que tem um animalzinho de estimação em casa sabe que uma hora ele vai partir, por mais doloroso que pareça e mesmo com o máximo de cuidado que você tenha com ele. Nessas horas muita gente por falta de informação não sabe oque fazer com os restos mortais do seu amigo. nesse post quero explicar algumas alternativas a se fazer.
É importante destacar que enterrar o animal de estimação em solo comum. (como no fundo do quintal) é uma pratica PROIBIDA. O motivo é que pode causar danos para a saúde de outros animais, dos familiares e também ao meio ambiente.
Mesmo embalados em saco plástico resistente, o necrochorume dos corpos em decomposição vai inevitavelmente contaminar o solo e lençóis freáticos.
Se o animal morreu em decorrência de doenças que podem ser transmitidas ao homem, como toxoplasmose, leptospirose, raiva, psitacose (em aves), viroses transmitidas entre animais ou de causa desconhecida, a situação é mais grave ainda.
A Prefeitura de Curitiba dispõe do serviço de coleta de animais. Em contato com a prefeitura, eles nos informaram que o proprietário do animal deve ligar e agendar o recolhimento do animal e aguardar a chegada da equipe de coleta. caso não seja possível aguardar em casa. o proprietário pode deixa-lo na frente do quintal, embalado em um plastico resistente e com a identificação, que se trata de um animal morto.
Então com essas informações você já sabe como proceder, então nada de abandoná-lo em terrenos baldios ou enterrar em casa.
Comments