Dois aumentos passam a pesar no bolso dos consumidores paranaenses a partir desta terça-feira (1º). O gás de cozinha, envasado em botijões de até 13 quilos, foi reajustado em 15% em média pela Petrobras em todo o pa´si. Já no Paraná, além do aumento do gás, há também o aumento da conta de água, reajustada em 8% pela Sanepar.
Em relação ao gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, este é o primeiro aumento do preço nas refinarias desde dezembro de 2002. Na prática, o aumento deve representar cerca de R$ 3,00 no botijão que, no Paraná, deve ser vendido acima dos R$ 49,00.
Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigas), atualmente existem 99 milhões de botijões em circulação em todo o país e, a cada dia, são entregues 1,5 milhão de botijões aos consumidores brasileiros. Sete grandes empresas controlam 96% do mercado brasileiro de GLP, sendo que as quatro maiores são: Ultragaz, com 23,11% do total, Liquigas (22,61%), Supergasbras (20,58%) e Nacional Gas (19,16%).
Comments