Hoje de manhã, tive a oportunidade de visitar o Colégio Máximo Asinelli e fiquei impressionado com a simpatia, receptividade e engajamento dos estudantes. É evidente que eles estão comprometidos com o processo de aprendizagem e com o desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas e sociais.
Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos ao Diretor Bonin pela calorosa recepção, assim como aos alunos simpáticos e receptivos e a toda a equipe do colégio .
Além disso, gostaria de enaltecer toda a equipe do Colégio Máximo Asinelli, que se destaca pelo seu compromisso e empenho em proporcionar a melhor experiência educacional para os alunos. É notável a paixão que os professores, funcionários e demais colaboradores têm pela educação, trabalhando incansavelmente para garantir um ambiente acolhedor, estimulante.
O Colégio Máximo Asinelli é uma excelente opção de ensino no bairro Uberaba, destacando-se por oferecer uma variedade de recursos de aprendizagem para seus alunos. Além dos níveis de ensino fundamental e médio, o colégio também oferece o curso técnico de administração, proporcionando aos estudantes uma preparação sólida para o mercado de trabalho.
É importante ressaltar que o colégio é um dos únicos da região a oferecer o EJA no período noturno.
Uma característica notável do colégio é a disponibilidade de atividades extracurriculares no contra turno, tanto pela manhã quanto à tarde.
Além disso, o colégio possui uma excelente sala de recursos destinada a atender alunos especiais, demonstrando seu compromisso com a inclusão e o suporte a diferentes necessidades educacionais.
Outro destaque é a participação do colégio no programa Mais Aprendizagem (PMA), que tem como objetivo auxiliar estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio no desenvolvimento de habilidades fundamentais, como leitura, escrita, interpretação e resolução de problemas.
O Colégio Máximo Asinelli também oferece aos alunos o Curso de Robótica e o Edutech, visando capacitar jovens em tecnologia, especialmente em programação, por meio da Plataforma Alura.
Além disso, o colégio possui o AETE (Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo), proporcionando oportunidades de desenvolvimento esportivo aos alunos além de uma excelente quadra coberta.
Por falar nisso, eu acompanhei o Maximo Asinelli nos jogos escolares.
Uma ótima notícia é que o colégio está com vagas abertas para todos os anos, e se você estiver interessado, basta comparecer pessoalmente à escola, localizada na Rua Júlio Wischral, 650.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone 41 3369-1308.
Mais uma vez, gostaria de expressar minha gratidão ao Diretor Bonin, aos alunos e a toda a equipe do Colégio Máximo Asinelli pela excelente recepção .
Histórico do colégio:
O Colégio Estadual Professor Máximo Atílio Asinelli oferece o Ensino Fundamental, Médio e a Educação de Jovens e Adultos está situada à Rua Júlio Wischral, 650, Uberaba, na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. É mantido pelo Governo do Estado do Paraná e administrado pela Secretaria de Estado da Educação, pertence ao Setor do Boqueirão.
A Escola foi criada pelo Decreto nº 6162/79, e teve seu curso reconhecido por meio da Resolução Secretarial nº 5771/74. Atende alunos de 6° ao 9° ano, em dois turnos, matutino e vespertino, e também alunos de Ensino Médio no matutino, estes oriundos do bairro Uberaba e bairros vizinhos, entre eles: Cajuru, Hauer, Guabirotuba, Vila Icaraí, Vila São Paulo, Vila Macedo, Jardim Centauro e Jardim das Américas, como também recebe alunos de São José dos Pinhais.
No segundo semestre de 2011 tivemos a implantação da Educação de Jovens e Adultos, para o Ensino Fundamental e Médio, cuja modalidade atende alunos oriundos de diferentes localidades, no período noturno.
O estabelecimento de Ensino passou a ser denominado Colégio Estadual Professor Máximo Atílio Asinelli, pela resolução nº 290/91, quando foi autorizado o funcionamento de ensino de 2º Grau Regular - Educação Geral, Prorrogado pelas Resoluções nº- 1520/95 e 40602/92- Educação Geral. Reconhecimento do Curso pela Resolução nº 972/97.
Torna-se necessário deixar registrado que o Estabelecimento recebeu este nome em homenagem ao Professor Máximo Alfredo Atílio Asinelli, um italiano que se naturalizou brasileiro e dedicou a vida ao magistério. Foi professor de Engenharia na UFPR e revelou-se um humanitário ao dedicar atenção à educação das crianças deficientes visuais e desprovidos de recursos. Recebeu de Dom Pedro Fedalto o Diploma da Campanha da Fraternidade e Benevolência em 1973, pelo trabalho sério e comprometido com a comunidade carente de Curitiba.
Em 2022, ocorreu a implantação do Novo Ensino Médio (NEM) iniciando com três (03) turmas, sendo uma turma do Itinerário Formativo de Técnico em Administração (autorizado pelo Parecer n°527/21 CEE/CEMEP e a Resolução n°6215/2021 GS/SEED).
O Colégio oferta com a autorização da SEED, o atendimento na Sala de Recursos (SRM) no período da manhã e tarde, atendendo trinta e nove (39) estudantes matriculados no contraturno no ensino regular e que apresentaram laudo médico caracterizando algum tipo de necessidade especial. Ofertamos também o atendimento em contraturno no Programa mais Aprendizagem, sendo duas turmas no turno da manhã, de nível 1, e duas turmas no período da tarde, de nível 2. Totalizando o atendimento em torno de 65 (sessenta e cinco) estudantes, os quais podem ser substituídos a qualquer tempo, considerando o avanço apresentado na superação das dificuldades.
Ainda no ano de 2022, houve a implementação do Programa Edutech, com uma turma, no turno da manhã, a qual tem atendido estudantes que demonstraram interesse, o qual oportunizada a aprendizagem da Programação, contemplando o Pensamento Computacional, a Cultura e o Letramento Digital.
A escola conta ainda com o Programa de Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo – AETE, o qual contribuiu com o desenvolvimento esportivo escolar e qualidade de vida do estudante, com o objetivo de integrar a participação nas competições esportivas estudantis.
O Colégio passou por uma reorganização na parte administrativa, financeira e pedagógica a partir de 2017, que contribuiu para a resolução significativa de algumas problemáticas observadas anteriormente. Destaca-se que o Colégio tem ganho reconhecimento por parte da comunidade sobre a importância do seu trabalho no cumprimento da sua função social.
Temos conseguido retomar o número de alunos matriculados, diminuir as taxas de abandono e de reprovação. Embora não haja um número oficial divulgado pelo INEP, as mudanças ocorridas e os dados internos revelam que, em ralação aos índices de aprendizagem, houve melhora significativa, haja vista o intenso trabalho de busca ativa desenvolvido pela equipe gestora e o acompanhamento de aprendizagem pela equipe pedagógica, promovendo ações individuais para que nenhum estudante seja excluído ou se exclua do ambiente escolar.
O Colégio situa-se geograficamente na região leste de Curitiba, no limite do município de São José dos Pinhais. Localizado na área urbana, em seu entorno é marcante a presença de espaços verdes com praças públicas e parques, destaca-se que em frente ao colégio há um espaço de preservação ambiental residencial tombada pela prefeitura, onde se encontra resquício de mata nativa da região. O colégio tem uma bela arborização, com jardinete com arbustos que florescem em diferentes épocas do ano e um pequeno bosque com árvores nativas tornando-se um ambiente agradável ao coletivo escolar. Também há uma pequena horta na qual foram plantadas especiarias e verduras, utilizadas no preparo de alimentos servidos na própria escola.
Sua composição predial é formada por três construções térreas, sendo a primeira destinada às salas de Direção, Equipe Pedagógica, salas dos professores, biblioteca, sanitários, sala de estudos para docentes e uma pequena cozinha. Os dois outros blocos são destinados às salas de aulas, refeitório, laboratórios de informática e física/química, salão para reuniões e sala de Arte e de Mais Aprendizagem. A parte externa conta com uma ampla área, na qual se encontram o pátio coberto, área de estudo e lazer com mesas redondas as quais foram adornadas com mosaico nas aulas de Arte e quadra de esportes.
Em relação à constituição familiar, constatamos grande diversidade, os núcleos se modificaram ao longo do tempo devido a vários fatores de origem social e cultural. Nem sempre é possível contar com o apoio dos responsáveis, sejam pais, avós ou tutores em relação ao processo de aprendizagem ou disciplinar, devido à necessidade de manutenção financeira da família na qual a subsistência é prioridade em relação ao acompanhamento escolar. Embora ainda tenhamos muitos desafios para que haja uma participação mais efetiva da família na vida acadêmica das crianças e jovens, cada uma à sua maneira, exerce seu papel.
E se de alguma forma o direito for privado, a Rede de Proteção é acionada.
Os estudantes da EJA são jovens e adultos que não conseguiram finalizar o ensino regular devido a diferentes situações. A distorção idade/série, gestação precoce, a necessidade de ingressar no mercado de trabalho intensifica e dificulta o retorno ao ambiente escolar no diurno onde são atendidos prioritariamente os estudantes do regular.
O principal problema apontado nesta pesquisa foi a falta de domínio básico de conteúdos elementares, principalmente no que se refere à dificuldade de reflexões, inclusive críticas, nas produções e interpretações de textos em todas as áreas do conhecimento.
O longo tempo decorrente do afastamento da escolarização formal gera nos estudantes da Educação e Jovens e Adultos um sentimento de fracasso. Muitos retornam devido à percepção de que para um melhor reconhecimento social e financeiro, a continuidade dos estudos se faz urgente e necessária.
Verificamos que existe, por parte do corpo discente, uma relação contraditória com a escola. Percebem que esta não traz retorno financeiro a contento, mas em contrapartida necessitam dela para obter a certificação e conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho.
Entendemos que a inclusão não é apenas o acesso à matrícula, mas a garantia de um atendimento de qualidade que atenda às necessidades desse estudante seja jovem, adulto ou idoso, ajudando-o a compreender os conteúdos próprios de seu nível de ensino e avançar em relação aos seus conhecimentos anteriores, de acordo com sua capacidade cognitiva.
Trabalhar com estudantes da EJA é ter um olhar atencioso e carinhoso, o acolhimento é a base para que ele sinta-se pertencente à comunidade escolar, crie identidade com a turma, equipe pedagógica, funcionários e professores.
Um fato importante é a necessidade de uma merenda escolar reforçada, tendo em vista que na grande maioria saem diretamente do trabalho para o colégio, e é de conhecimento que um corpo bem alimentado aprende melhor.
2.2. Organização da Instituição Escolar
A demanda do Colégio é formada por cerca de quinhentas e quarenta matrículas, distribuídas em 21 turmas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Novo Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos. Também há a oferta e atendimento na Sala de Recursos Multifuncional – SRM, Programa Mais Aprendizagem - PMA, Programa Edutech, Robótica e Aulas de Treinamento Esportivo – AETE.
A organização é anual para as turmas do Ensino Regular e semestral para as turmas da EJA. A organização curricular se dá por componentes curriculares no Ensino Fundamental e gradativamente será por área do conhecimento com a implantação do Novo Ensino Médio a partir de 2022.
O itinerário formativo Técnico em Administração tem as disciplinas específicas ministradas em parceria com a Unicesumar, por determinação da mantenedora, de forma remota.
Comments