Por: Priscila Salles
Priscila Salles é formada em Administração, Pós graduada em analise e planejamento financeiro e Pós em Educação Financeira.
Hoje vamos falar de uma técnica simples e fácil, para que você consiga se organizar financeiramente, e cuidar do seu dinheiro de forma prática, sem estourar seu orçamento mensal.
A técnica dos envelopes permite que você tenha suas finanças sob controle, mesmo que você não tenha uma planilha, ou aplicativo para isso, ela é especialmente eficiente para quem usa dinheiro em espécie, porém pode ser adaptada para quem tem seus recebimentos e pagamentos de forma eletrônica, neste segundo caso, o envelope não seria físico, mas uma “metáfora”, já que o principal objetivo dessa técnica é colocar um limite de gasto para despesa.
Então vamos lá, a primeira coisa que você vai precisar é de envelopes, pode ser comprado em papelaria, ou feitos com folha sulfite, como preferir, você precisará de um envelope, para cada categoria de gastos, adaptando a sua realidade, escreva em cada envelope o nome de uma das categorias, e dentro dele coloque o valor que você usa mensalmente naquela categoria, por exemplo:
Nome escrito no envelope: Alimentação
Limite de gasto no mês R$600,00
Modelos de categorias de consumo:
Envelope 1 – RESERVA DE EMERGENCIA
O recomendado é guardar no mínimo 10% de toda sua renda mensal, e se possível, esse é um dos primeiros envelopes que deve separar, pois quando deixamos para separar a reserva de emergência com o que “sobra”, acabamos sem nunca conseguir guardar nada.
Esse dinheiro não fica em casa, inicialmente separa no envelope, depois deposita todo mês em uma conta, de preferência uma que não pague tarifa, e que o valor tenha um rendimento, como é o caso da conta Nubank, ela é ótima para guardar reserva de emergência.
Envelope 2 – MORADIA
Contas fixas da casa: Aluguel, luz, água, telefone, internet, TV a cabo etc.
Envelope 3 – ALIMENTAÇÃO
Supermercado, padaria, açougue, frutaria, gás etc.
Envelope 4 – TRANSPORTE
Combustível, passagem, carros de aplicativo etc.
Envelope 5 – SAÚDE
Remédios, pagamento de consultas, plano de saúde, plano odontológico, manutenção de aparelho ortodôntico, psicólogo etc.
Envelope 6 – EDUCAÇÃO
Mensalidade de escola, faculdade, curso, livros etc.
Envelope 7 – DÍVIDAS/PRESTAÇÕES
Financiamento de carro ou casa, compras parceladas etc.
Envelope 8 – LAZER
Lanches de final se semana, passeios.
Envelope 9 – SONHOS
Neste envelope, preciso me estender um pouco para explicar o conceito, ele é importante para se planejar quanto a realização dos seus sonhos, seja ele qual for, pode ser uma viagem, ou trocar de celular, quem sabe trocar de carro, ou comprar um carro, reformar a casa, enfim, a melhor forma de fazer isso, e não entrar em dívidas, é ir separando mensalmente um valor determinado para essa finalidade, de acordo com sua realidade.
Por exemplo, se quer comprar um celular que custa R$2.000,00, neste envelope colocará R$200,00 por mês em 10 meses, assim, conseguirá comprar ele a vista, sem contrair dívida, e ainda pedir desconto, pois estará pagando a vista.
Esse dinheiro dos sonhos, como o da reserva de emergência, não fica em casa, ele precisa ser depositado todo mês.
Envelope 10 – EXTRAS
Roupas, calçados, salão, barbearia etc.
Esses são exemplos de envelopes, que você pode ajustar de acordo com a sua realidade e prioridades.
Ressalto importância de ser realista quando ao valor para colocar no envelope, precisa ser uma projeção real do seu consumo mensal, é claro que se calcular por exemplo que sua conta de água vai vir de R$70,00 e a fatura chegar de R$80,00, terá que ser pago, mas quanto mais realista for, menos apuro terá para pagar as contas, aliais a intensão do envelope é exatamente isso, não ter apuros, já que para cada conta que terá que pagar no decorrer do mês, o dinheiro já foi previamente separado.
Essa técnica ajudará você a ter disciplina para nunca gastar dinheiro de contas essenciais, como moradia e alimentação, por exemplo, com gastos não essências, como fazer um lanche, ou comprar uma roupa, pois já está separado o limite de gasto para cada categoria.
Muitas vezes entramos em dívidas justamente por gastar o que não se tem, assim só gastará o que tem, e para o que foi separado, acabou o dinheiro do lanche, não tem mais lanche, até o próximo mês, mas relaxa que passa rápido.
Ao longo do mês, sua meta deve ser gastar menos do que está no envelope, assim sobra uma graninha.
Pode acontecer de nos primeiros meses faltar dinheiro para a categoria, isso te levará a duas saídas, redistribuir a renda de forma que fique mais dinheiro neste envelope, ou tentar diminuir os gastos desse envelope, então será também um exercício educativo que fará você prestar mais atenção de onde está indo seu dinheiro.
E aí já conhecia essa técnica? Se já usou ela alguma vez, ou pretende tentar, comenta aqui embaixo. =)
Priscila Salles
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